Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

domingo, 15 de novembro de 2009

GUERRA DA ÁGUA NA EUROPA

A guerra da água entre Portugal e Espanha está a ser difundida na Europa e no Mundo pela Comunicação Social, tendo-se tornado uma causa internacional, aqui em notícia difundida pela Radio France Internationale.

1 comentário:

  1. Para além do verdadeiro esgoto que nos chega de Espanha, mais concentrado em anos de pouca chuva como é o caso, acrescentamos também a nossa quota parte de porcaria ao nosso maior rio.
    Assim, só em Vila Velha de Ródão, leva com os restos de uma queijaria, uma celulose e uma ETAR que lança no rio a escassos dez metros dum cais fluvial, todos os dejectos e residuos da actividade humana, deixando no local um cheiro, absolutamente incrivel.
    Os pescadores profissionais de lagostins (actividade pouco clara e sem qualquer regulação!!!!) inundam o rio com bóias fabricadas com todo o género de material flutuante. Os sacos de plástico onde colocam os isco nas armadilhas, são atirados à água depois de usados - há milhares nas enseadas do rio. Onde está o SEPNA que até tem um barco novo?
    Para terminar, os peixes desapareceram. Não se vêm ninguém a pescar no rio. É estranho, não?
    Este ano até os lagostins, que são particularmente resistentes, morreram aos milhares. Alguém preocupado? Não.
    Na minha opinião, se o nosso país fosse gerido por pessoas sérias, o rio deveria ser declarado impróprio para banhos e interditada a utilização de peixes e lagostins na alimentação humana.
    Parabéns pelo blog, há muita tarefa pela frente!
    Bom trabalho!
    Gomes Torres

    ResponderEliminar