Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quinta-feira, 11 de março de 2010

proTEJO É PARCEIRO DA ONU NO ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


As Nações Unidas declararam que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.
É uma celebração de vida na terra e o valor da biodiversidade nas nossas vidas.
O mundo é convidado a agir em 2010 para salvaguardar a variedade de vida na terra: biodiversidade.
UNITED PHOTO PRESS
IN TUTO - A SAFE PLACE - UM LUGAR SEGURO
COMISSÃO NACIONAL DA UNESCO - PORTUGAL
ICNB - INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE
SPEA - SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES
GRUPO LOBO - ASSOCIAÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DO LOBO E DO SEU ECOSSISTEMA
AGA - ASSOCIAÇÃO GEOPARQUE DE AROUCA
FISIPE – FIBRAS SINTETÍCAS DE PORTUGAL, S.A.
FOTOCAMO
NATUGRAFIA
proTEJO – MOVIMENTO PELO TEJO
A NOSSA TERRA - ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL
O que é o Ano Internacional da Biodiversidade 2010?
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), e que ajudará a promover a consciência da importância da biodiversidade em todo o mundo.
É uma oportunidade para:
• Salientar a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar.
• Reflectir sobre as conquistas já alcançadas para salvaguardar a biodiversidade.
• Encorajar o nosso esforço redobrado para reduzir o índice de perda de biodiversidade.
Salvar a biodiversidade requer o esforço de todos. Através de actividades a nível mundial, a comunidade global trabalhará em conjunto para assegurar um futuro sustentável para todos nós.
Secretariado da Convenção para a Diversidade Biológica é o foco para o Ano Internacional da Biodiversidade. Estabelecida na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992, a Convenção para a Diversidade Biológica (CBD) é um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e para a partilha equitativa dos múltiplos benefícios da biodiversidade. Com 191 parceiros, a CBD tem uma participação quase universal.
Objectivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010
Através do Ano Internacional da Bioviversidade 2010 esperamos fazer reflectir sobre os objectivos de organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Assim, os objectivos do Ano Internacional da Biodiversidade são os seguintes:
• Intensificar a consciência pública para a importância da salvaguarda da biodiversidade e para as ameaças subjacentes à biodiversidade.
• Promover o conhecimento das acções concretizadas para salvaguardar a biodiversidade que têm vindo a ser realizadas por comunidades e governos.
• Encorajar indivíduos, organizações e governos a dar de imediato os passos necessários para pôr termo à perda da biodiversidade.
• Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças à biodiversidade.
• Iniciar o diálogo entre as partes interessadas para os passos a serem dados no período post-2010.
•Enquadramento
Você é parte integrante da natureza; o seu destino está intimamente ligado à biodiversidade, à enorme variedade de outros animais e às plantas, os locais onde eles vivem e os seus meios ambientes, em todo o mundo.
Você confia nesta diversidade de vida para lhe proporcionar a comida, o combustível, os medicamentos e outros bens essenciais sem os quais pura e simplesmente não pode viver.
Até agora, temos perdido esta rica diversidade a um ritmo muito acelerado, em consequência de actividades humanas. Isto empobrece-nos a todos e debilita a capacidade dos sistemas vivos, dos quais dependemos, para resistir às crescentes ameaças, tais como as alterações climáticas. Isto é vital para o actual e futuro bem-estar humano.. Precisamos de fazer mais. Este é o momento de agir.
AIB O momento de agir
Você é biodiversidade. A maior parte do oxigénio que respira vem do plâncton dos oceanos em todo o mundo e luxuriantes florestas de todo o globo. Os frutos e vegetais que come foram provávelmente polinizados por abelhas e a água que bebe é uma parte de um enorme ciclo global que o envolve; nuvens, chuvas, glaciares, rios e oceanos.
A sua dieta depende quase inteiramente das plantas e animais à nossa volta; das gramíneas que nos dão arroz e trigo ao peixe e à carne, de paisagens selvagens ou agrícolas. O seu corpo, que contém para cima de 100 triliões de células, está interligado a tudo o que o cerca e a um mundo mais vasto, num sistema maravilhosamente complexo e intemporal. Você partilha os seus átomos com cada ser e objecto do mundo natural. Você é, simultâneamente, antigo e inconcebivelmente jovem. Bodiversidade é vida; a sua vida é biodiversidade e biodiversidade é você.
Você partilha o planeta com tantos quantos 13 milhões de diferentes espécies vivas, incluindo plantas, animais e bactérias, dos quais apenas 1.75 milhões foram denominados e cadastrados. Esta incrível riqueza natural é um tesouro inestimável que constitui o fundamento básico do seu bem-estar humano. Os sistemas e processos que estes milhões de vizinhos produzem colectivamente proporcionam a sua comida, água e o ar que respira - os fundamentos básicos da vida.
Como se isso não bastasse, eles também lhe fornecem madeira e matérias vegetais para mobiliário, construção e combustível, os mecanismos que regulam o seu clima, controlam as correntes e reciclam o seu lixo e os recentes compostos e químicos dos quais os medicamentos são feitos. Pode muito bem estar a dar a biodiversidade por adquirida; estando tudo tão óbviamente à sua volta, é por vezes fácil esquecer que ela está presente - que você é parte dela e não pode viver sem ela.
A contribuição da biodiversidade para a sua vida não é apenas prática, física e utilitária; é também cultural. A diversidade do mundo natural tem sido uma constante fonte de inspiração ao longo da história da humanidade, influenciando tradições, a forma como a nossa sociedade evoluiu e fornecendo os bens e serviços básicos sobre os quais a troca e a economia assentam.
O desaparecimento de espécies raras é uma perda incalculável que nos deixa a todos muito mais pobres.
A perda de espécies icónicas e simbólicas não é apenas uma tragédia cultural; também mina a nossa própria sobrevivência.
A bela e generosa diversidade do mundo natural está a ser destruída em resultado de diversas actividades humanas. O abate e queima das florestas, a remoção dos mangues, cultivo intensivo, a pressão da poluição, a sobrepesca e os impactes das alterações climáticas estão, em conjunto, a destruir a biodiversidade.
Nós podemos parar esta perda, a questão é: fá-lo-emos?
O Ano Internacional da Biodiversidade é a nossa oportunidade para provarmos que o faremos. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversdade. Reflictamos sobre as conquistas alcançadas para salvaguardar a biodiversidade e centremo-nos na urgência do nosso desafio para o futuro. Este é o momento de agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário