Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

FESTA DE CIDADANIA NA ENTREGA DO PRÉMIO "PADRE TAJO", UM ANO DEPOIS DE VOLTA A TALAVERA DE LA REINA

O proTEJO foi agraciado com o Prémio “Padre Tajo 2010” atribuído pela Plataforma em defesa dos rios Tejo e Alberche de Talavera de la Reina em reconhecimento pelo trabalho na defesa, recuperação e valorização do nosso rio Tejo.
A Plataforma organizou no passado domingo, dia 20 de Junho, uma cerimónia para celebrar o primeiro aniversário da manifestação “Pelos Nossos Rios, Pelo Nosso Futuro” de 20 Junho de 2009, que decorreu nos Jardines do Prado da cidade de Talavera de la Reina.
O evento começou na sexta-feira com a abertura da exposição de fotografias e, no domingo 20 de Junho, a partir das 11.30 horas, nos jardins do El Prado terá lugar a entrega de prémios 'Padre Tajo" que a plataforma decidiu atribuir às pessoas e entidades que se tenham distinguido em prol das suas reivindicações ou na promoção e organização da Rede de Cidadania por Um Tejo Vivo, e aqueles que ajudaram a tornar a manifestação num sucesso.
Assim, os galhardoados foram todos os profissionais de informação da imprensa de Talavera, "que desde o início, e sempre com profissionalismo e independência, apoiaram a nossa luta", o movimento proTEJO de Portugal e a advogada ambientalista Soledad Gallego.
Também foram agraciados com o prémio "Padre Tajo" a Fundação Nova Cultura da Água, a Comunidade dos Municipios Ribeirinhos de Entrepenhas e Buendia, o empresário Angel Sanchez, pela edição gratuita de livros de poemas sobre o rio Tejo que foram oferecidos durante a manifestação.
A música também acompanhou aquele acto festivo com as actuações da Banda da Escola Municipal de "Arderius Music”, a cantora Maria Aguado, o grupo folclórico Parranda Castellana e o grupo flamenco “Essência Pura”. O grupo de teatro "O Candil" realizou uma performance baseada em poemas do rio de autores ligados a Talavera.
Foi com muita honra e amizade que aceitámos este Prémio que nos recorda a nossa participação na extraordinária manifestação dos cidadãos de Portugal e Espanha em defesa do rio Tejo motivada pelo trabalho e pela dedicação da Plataforma em defesa dos rios Tejo e Alberche de Talavera de la Reina na transmissão dos valores e princípios da defesa do Tejo.

João Serrano, Secretário da Mesa do Conselho Deliberativo, representou o movimento proTEJO na cerimónia da entrega do Prémio “Padre Tajo”.
Share/Bookmark  

Sem comentários:

Enviar um comentário