Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UMA LÁPIDE AO TEJO CINZELADA PELA CONFEDERAÇÃO HIDROGRÁFICA DO TEJO EM ESPANHA

O Conselho Executivo da Confederação Hidrográfica do Tejo irá reunir-se no próximo dia 3 de Novembro para emitir o relatório sobre Questões Significativas da Gestão da Água do Tejo. Referem ainda que não convocam o Conselho da Água da bacia porque a sua composição está obsoleta e teria que haver um processo prévio de designação de novo vogais. Contudo, neste Conselho há uma representação mais alargada do que no Conselho Executivo.

A Confederação Hidrográfica do Tejo elaborou os seguintes documentos:
Proposta de relatório do organismo da bacia sobre as observações, propostas e sugestões resultantes do processo de participação pública.
Proposta de Questões Significativas da Gestão da Água do Tejo, que modifica o documento inicialmente submetido a consulta incorporando os numerosos contributos recebidos ao longo do processo de participação.
Podem enviar as observações até ao dia 3 de Novembro, para o endereço electrónico participa.plan@chtajo.es.
Depois do anúncio de novos transvases no Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica do Segura, segue-se a apresentação das Questões Significativas da Gestão da Água do Tejo pela Confederação Hidrográfica do Tejo de Espanha que apresenta um documento que não prenuncia melhorias para o estado actual do Tejo em Espanha e consequentemente para o que chega a Portugal.
Deixamos-vos a análise de Miguel Angel Sánchez, porta-voz da Plataforma em Defesa do Tejo e do Alberche de Talavera de la Reina que classifica o documento como insensato para a gestão da agua do Tejo e que apresenta duas alternativas: ou choramos o defunto para sempre ou tomamos uma atitude forte e inequívoca em defesa do Tejo.
Não deixemos morrer o Tejo por omissão!
Apoiem esta causa, adiram ao proTEJO e participem nas acções em defesa doTejo!
O Tejo merece melhor!

UMA LÁPIDE PARA O TEJO

Fizeram uma lápide ao Tejo. Chama-se proposta de Questões Significativas da Gestão da Água, e será aprovado pela Junta de Governo da Confederação Hidrográfica do Tejo no próximo dia 3 de Novembro, como acto prévio da apresentação do projecto de Plano de Bacia, de acordo com esta proposta. Com a Proposta vem dar-se o Tejo por morto e enterrado num monte de lixo e uma boa parte da sua bacia hidrográfica. É difícil encontrar um documento tão indigno, nefasto e desarticulado como esta dita Proposta parida pela Confederação. Proposta política, nunca técnica, incapaz de fazer uma leitura global do Tejo, e dedicada exclusivamente a manter a insensatez da actual gestão do rio, de gestão repetidamente condenada pela realidade. Documento amputado, incoerente quando lido com um mínimo conhecimento de causa. Que tenham sido rejeitadas todas as sugestões da Plataforma (e 30 grupos que assinaram Talavera individualmente), e tenha dado lugar, em troca, a cristais para a galeria muda completamento o cerne da questão. Porque as verdades do barqueiro caiem mal, e, no caso do Tejo este desprezo diz muito. E, como chateamos, fora. A democracia na sua melhor forma.
Não serei eu que escreverei o epitáfio ao Tejo. Coveiros por acção e omissão há muitos, prontos com o cinzel. A Talavera atribuí-se um caudal insignificante de 14 metros cúbicos por segundo, irreal, um caudal de papel. Como estamos perante intenções, nunca perante a constatação de números que viessem a plasmar uma nova gestão. Vêm enganar-nos, e ainda por cima com migalhas, violando a lei, a Directiva Quadro da Água e tudo o que se ponha à sua frente. Que caia na armadilha quem queira. Eu não.
É assim: todo o Alberche para Madrid; reduzem-se as dotações para regantes no Canal de Baixo; não há regime de caudais no Alberche: o Jarama é desviado até o fazerem desembocar acima de Aranjuez; reduz-se a água que sai de Entrepeñas e Buendia para o Tejo, e aumentam-se os “excedentes” transvasáveis para o Segura e Guadiana; e, consequentemente, reduz-se a água que passa por Talavera de la Reina e Toledo. Da qualidade nem falamos. Atiçam-nos os mesmos cães aos quais nem sequer se preocuparam em mudar-lhes as coleiras. Na verdade, para quê.
Uma lápide para o Tejo. Chegou o momento da verdade ou choramos o morto para sempre ou vamos ver se temos o que você precisa ter para ressuscitar. O resto é literatura.

Miguel Angel Sánchez

Sem comentários:

Enviar um comentário