Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ASAS SOBRE ÁGUA NAS ZONAS PROTEGIDAS NATURA 2000

O contributo da SEO / Birdlife para a implementação da Directiva Quadro da Água é prosseguido pela campanha "Asas sobre Água" (www.alassobreagua.org). Como parte desta campanha, os membros da SEO / Birdlife desenvolveram um Manual sobre a Directiva Quadro da Água (DQA) para as áreas e espécies aquáticas protegidas, especialmente focado na gestão de áreas protegidas Natura 2000 no contexto do planeamento hidrológico em curso em Espanha.
O manual, em primeiro lugar, resume a relação entre legislação de conservação e a DQA, as oportunidades oferecidas pela conservação da directiva e da situação actual em Espanha, e em segundo lugar, fornece um conjunto de recomendações para que o planeamento hidrológico integre medidas de conservação coerentes e eficazes para as áreas e espécies protegidas que dependem da água. Sem dúvida, um manual muito útil quando se lida com a análise dos projectos de planos hidrológicos quando da consulta pública.
O proTEJO também está a tentar implementar o projecto “Asas sobre Água” na bacia do Tejo em Portugal, estando actualmente um grupo a trabalhar neste domínio, e solicitamos a participação de voluntários neste projecto. Inscrevam-se e participem através do correio electrónico.
Asas sobre Água na Bacia do Tejo
Objectivo: Análise do estado de conservação dos espaços da Rede Natura 2000 que dependem de água no âmbito do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo
Locais: Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, Parque Natural do Tejo Internacional, Reserva Natural do Estuário do Tejo

1 comentário:

  1. Diário IOL - 01-02-2011
    Quercus alerta para preservação de zonas húmidas
    http://diario.iol.pt/ambiente/ambiente-quercus-zonas-humidas-tvi24/1230080-4205.html
    A Quercus alertou esta terça-feira para as ameaças que se verificam nas zonas húmidas de Portugal, sujeitas a uma «forte degradação» devido a situações de elevada poluição nos aglomerados urbanos e exige o investimento na recuperação desses aglomerados.
    A associação ambientalista apontou, segundo a Lusa, «as ameaças que atingem estes espaços sensíveis» e exigiu «acções de gestão activa e de restauração destes habitats».

    ResponderEliminar