Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES" - TAGUS UNIVERSALIS

Tagus Universalis – Associação
Encontro
“Compreender a paisagem cultural
do Tejo e os seus valores”
(Sociedade de Geografia de Lisboa, 19 de Fevereiro de 2011)
PROGRAMA
08h30 – Registo
(1) Abertura (09h00/09h30)
Primeiras palavras, Prof. cat. Luís Aires-Barros (Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa).
”Da ideia da candidatura do Tejo ibérico à inscrição na Lista de Património Mundial da UNESCO”, Dr.ª Barbara Palomares (Presidente da Direção da Associação Tagus Universalis Espanha) (10 min).
”O roteiro para a fundamentação da candidatura do Tejo ibérico”, CAlm José Bastos Saldanha (Presidente da Direção da Associação Tagus Universalis Portugal) (10 min).
(2) Painel 1 – “A paisagem e o Tejo” (09h30/11h00)
Moderador, Prof. cat. Luís Aires-Barros (Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa)].
“Tejo: Margens e Patrimónios”, Dr. Gonçalo Couceiro (Diretor do Instituto de Gestão do Património e Arquitectónico e Arqueológico) (15 min).
“O caso da paisagem cultural do Alto Douro Vinhateiro”, Prof doutor Fernando Bianchi-de-Aguiar (15 min).
“As unidades de paisagem no Tejo Português: contributo para a delimitação da paisagem cultural”, Prof. doutor Alexandre Cancela d’Abreu (15 min).
Debate e comentários conclusivos (30 min).
Intervalo (11h00/11h30)
(3) Painel 2 – “A água: o elemento essencial” (11h30/13h00)
Moderador, Prof. cat. Francisco Nunes Correia (docente do Instituto Superior Técnico).
“Desafios e respostas para enfrentar a escassez e a seca nas regiões hidrográficas luso-espanholas”, Eng. Adérito Mendes (Instituto da Água) (15 min).
”Gestão dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Tejo: dos conceitos à prática”, Eng.ª Simone Pio (Vice-presidente da ARH do Tejo) (15 min).
”Água e biodiversidade: a sustentabilidade ecossistémica do Tejo”, Dr. João Carlos Farinha (Diretor do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas de Zonas Húmidas do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) (15 min).
Debate e comentários conclusivos (30 min).
Almoço (13h00/14h30)
(4) Painel 3 – “Tejo: Interação entre Natureza e comunidades” (14h30/17h00)
Moderador, Prof. doutor João Ferrão (ICS/UL).
”Tejo: a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços”, Embaixador Gonçalo Santa Clara Gomes (Presidente da Comissão para Acompanhamento e Desenvolvimento da Convenção de Albufeira) (15 min).
”Como harmonizar os critérios de definição dos limites da paisagem cultural do Tejo com opções estratégicas de desenvolvimento das regiões do Centro, do Oeste e Vale do Tejo e do Alentejo?”, Dr.ª Vanda Nunes (Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo) (15 min).
”Visões do Tejo, visões para o Tejo; as paisagens fluviais, interfaces entre a natureza e as comunidades ribeirinhas”, Prof.ª doutora Graça Saraiva (docente da Faculdade de Arquitectura de Lisboa) (15 min).
“Paisagem cultural: o vínculo espiritual na conservação dos valores naturais do Tejo”, Eng. João Caninas (Associação de Estudos do Alto Tejo) (15 min).
”O uso milenar dos espaços agrícolas e florestais do Tejo e a requalificação sustentável da ruralidade, dos processos produtivos tradicionais e das artes e dos ofícios afins”, Eng. Eugénio Sequeira (Sociedade de Geografia de Lisboa) (15 min).
“O Tejo: lugar inquieto de memórias, identidades e culturas”, Dr. António Maia Nabais (Presidente da Associação dos Amigos do Tejo) (15 min).
”Que património do Tejo deixamos aos vindouros?”, Doutor Carlos Blazquez Herrero (Diretor da Acualis, S.L.) (20 min).
Debate e comentários conclusivos (30 min).
(5) Encerramento (17h00/17:15) ”O início da caminhada”, CAlm José Bastos Saldanha (Presidente da ATUP).
Palavras de encerramento, Prof. cat. Luís Aires-Barros (Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa).

Sem comentários:

Enviar um comentário