Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A RESPOSTA DO "TAJO" ESPANHOL ENQUANTO ESPERAMOS PELAS VOZES EM DEFESA DO TEJO EM PORTUGAL

A resposta do "Tajo" espanhol não tardou a chegar pela voz do "Presidente da Câmara Municipal de Talavera de la Reina, José Francisco Rivas, que considera que os regantes do transvase Tejo-Segura "estão raivosos" porque sabem que "as coisas têm que mudar",  porque a actual situação de sobre exploração não é sustentável "de um ponto de vista minimamente racional" (EFE) - ABC.es.
E quando virão os políticos e os autarcas portugueses, a público e em força, levantar a voz para defender o Tejo e os seus afluente?
Até agora contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que já o fizeram. 
Estarão à espera que os planos de gestão da bacia hidrográfica estejam concluídos e encerrados para a próxima década e prontos a sujeitarem-se aos mínimos da actual Convenção de Albufeira que já o presidente do INAG aqui confessou que se "os espanhóis só mantiverem os mínimos, estamos fritos"?
Apelamos a todos os responsáveis políticos e cidadãos portugueses para levantarem a voz e denunciarem a negociata que o Governo espanhol prepara com os regantes do transvase Tejo-Segura, exigindo caudais ambientais que garantam o bom estado ecológico das águas em toda a bacia do Tejo em Portugal e Espanha.
O Tejo merece que façam sentir a voz dos nossos egrégios avós!

As notícias em Espanha para vossa informação.

Por el Tajo y por Talavera - La Tribuna de Talavera
Opinión de Miguel Ángel Sánchez

Sem comentários:

Enviar um comentário