Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 22 de outubro de 2011

ESPANHA ESCONDE PROJECTO DE PLANO DE GESTÃO DA BACIA DO TEJO ESPANHOLA

O Ministério do Ambiente em Espanha obrigou a Confederação Hidrográfica do Tejo a "despublicar" o projecto de Plano Hidrológico do Tejo em Espanha um dia depois da publicação.
O proTEJO tem o documento que descarregou aqui antes de ser retirado.
Afinal parece que:
1º Existe um projecto de plano em Espanha já elaborado e
2º Apenas não se encontra publicado e disponível para podermos saber qual o seu impacto no Tejo em Portugal porque as eleições em Espanha se realizam daqui a um mês.
A Comissão Europeia permite uma falta de transparência da gestão das bacias internacionais e que os países orientem o seu calendário das políticas da água segundo calendários eleitorais?
Infelizmente, nada nos leva a acreditar no contrário.
Deixamos a notícia do Jornal "El País" onde tudo pode ser esmiuçado.
"A verdadeira ameaça ao Transvase Tejo Segura estava no Plano de Bacia do Tejo, o documento que o Ministério do Ambiente prepara em segredo para repartir a água. A Confederação Hidrográfica do Tejo tinha publicado no seu site um projecto de plano que iria reduzir a metade o caudal máximo que poderia ser desviado Múrcia e Alicante. O ministério desautorizou o texto e ordenou a sua remoção. Fontes do departamento destacaram que a publicação parecia ser um truque. Um mês antes das eleições, o texto era uma bomba eleitoral para os socialistas em Valencia e Murcia." 

Sem comentários:

Enviar um comentário