Somos um movimento de cidadania em defesa do Tejo denominado "Movimento Pelo Tejo" (abreviadamente proTEJO) que congrega todos os cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, trocando experiências e informação, para que se consolidem e amplifiquem as distintas actuações de organização e mobilização social.

sábado, 13 de agosto de 2016

A RIBEIRA DE NISA VAI SECAR

Os afluentes dos rios funcionam como viveiros, os peixes sobem as linhas de água quando o inverno termina e se aproxima a primavera e aí depositam as ovas. Chegando o verão os peixinhos crescem e mantém-se até que a nova estação das chuvas ocorra e os leve para o rio.
Assim devia ser, mas no caso da ribeira de Nisa o problema não é a poluição industrial mas sim a mudança de uso sem se pensar na hidrografia como uma rede complexa.
A barragem da Póvoa e Meadas passou a ser a mais importante fonte abastecimento de água para consumo humano de todo o distrito de Portalegre, contudo é preciso libertar um pouco de água, especialmente no verão, para a permanência de vida em equilíbrio, para que em alguns pontos se mantenham os peixes recém-nascidos e para diluir os efluentes dos esgotos domésticos recebidos das ETARs, senão a ribeira de Nisa não será mais do que um esgoto onde proliferam as infestantes mimosas.

Os pescadores do Arneiro no concelho de Nisa pescam agora lagostins do Lousiana não somente por causa da poluição vinda da produção da pasta de eucalipto em Rodão, mas também porque as carpas, bogas, barbos, achigãs e outros peixes não se podem reproduzir, esta é a mensagem de um habitante desta região, o senhor Silveiro.
Assim, a poluição no Rio Tejo não se deve somente às afrontas mais visíveis, aos efluentes das indústrias, aos transvases para a agricultura intensiva no sul Espanha, à Central Nuclear de Almaraz e aos esgotos de Madrid.
Isso não quer dizer que este seja um problema sem solução, que a nossa agricultura passe a ser o eucaliptal, até porque temos um problema bem grave, de que nos lembramos somente nesta altura, os fogos.
Há que olhar o Tejo como um sistema complexo e não somente um vector.

José Maria Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário